Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O DIABO XV


Devido acontecimentos recentes, achei por bem falar hoje desta carta, que deve ser interpretada sempre com muita cautela e como um alerta. 

História e iconografia

 Durante a baixa Idade Média o Diabo era representado freqüentemente como um dragão ou uma serpente,  imagem derivada sem dúvida de seu papel no Gênese.  Por um processo simbiótico – característico da iconografia – Eva e o Diabo se fundiram com freqüência na figura da serpente com cabeça de mulher: isto pode ser visto quase sempre nas ilustrações dos mistérios franceses que falam da Queda.
  O desenvolvimento antropomórfico, que levou o Diabo a se converter na figura que conhecemos tem sua origem, provavelmente, nas tradições talmúdicas e nas lendas pré-cristãs, segundo as quais a serpente edênica teria tido mãos e pés de homem, membros que perdeu como castigo por sua maldita intervenção no drama do Paraíso, ficando condenada a arrastar-se até o fim dos tempos. 


Significados simbólicos
As provas e provações. As tentações e seduções.
Magias. Desordem. Paixão. Luxúria. Dependência, Intercâmbio, eloqüência, mistério, força emocional.
 Interpretações usuais na cartomancia:
Paixões indomáveis. Atração sexual. Ação mágica, magnetismo. Capacidade milagreira. Poder oculto, exercício de influências misteriosas. Proteção contra as forças obscuras e os encantamentos.
 Mental: Grande atividade, mas totalmente egoísta e sem preocupação pela justiça   Emocional: Pluralidade, diversidade, avidez, inconstância. Busca em todas as direções para atrair tudo. Sem a menor preocupação com o próximo. Libertinagem.
    Físico: Grande irradiação neste plano, em particular no domínio material e nas realizações concretas. Poderosa influência sobre os outros.
    Forte atração pelo poder material.
    Tem, contudo, uma deficiência: todos os sucessos a que promete serão obtidos por vias censuráveis. Desta forma a fortuna será feita e os delitos permanecerão na impunidade.
    Inclui também a punição: de acordo com a sua relação com as outras cartas, pode significar que os sucessos serão efêmeros e que o castigo virá na seqüência.
    Do ponto de vista da saúde: grande instabilidade nervosa, transtornos psíquicos; aparição de enfermidades hereditárias.
    Sentido negativo: A ação parte de uma base má e seus efeitos podem ser calamitosos. Desordem, inversão de planos, coisas obstruídas. Do ponto de vista da saúde: ampliação do mal, complicações. Disfunção. Super excitação, sensualidade. Ignorância, intriga. Emprego de meios ilícitos. Enfeitiçamento, fascinação repentina, escravidão e dependência dos sentidos. Debilidade, egoísmo.

fonte: Clube do Tarot, Cigana Maria Rosa

0 comentários: