Pages

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Gengibre


Quem olha para o gengibre na barraquinha da feira não imagina o poder que ele carrega. Além de aliviar enjoos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade. Quer mais? Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males.

"O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha). O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer.

O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida. E o melhor de tudo: ele pode ser encontrado em todo o país e custa baratinho.

Como ingerir a raiz


Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente. O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Gengibre em pó
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

fonte:http://mdemulher.abril.com.br

Ervas


Quem por vezes não sofre com a ansiedade ou depressão, causada pela vida cotidiana que levamos?
Gostaria de repassar uma informação muito útil. O chá de alecrim.
Eu tomo todos os dias chá de gengibre que tem propriedades fantásticas juntamente com o alecrim que é uma erva maravilhosa.
Para um litro rale um pouco de gengibre (conforme seu gosto) e acrescente uma colher rasa de alecrim.
Evidentemente, que você não vai sair por aí, tomando chás, vai consultar seu médico como eu fiz, e perguntar se pode e se está tudo bem.
Sobre o alecrim:
Rosmarinus officinalis L.

Família: Lamiaceae (Labiatae)
Nomes Populares: alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis.
Componentes Químicos: acetaldeído, borneol, cânfora, cineole, ácido isovalérico, ácido tânico.
Partes Usadas: folhas e flores.
Propriedades: estimulante, anti-espasmódica, estomacal, vasodilatora, anti-séptica.

Indicações terapêuticas

Dores reumáticas, contra depressão e cansaço físico, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas.

Modos de uso

Infusão das folhas frescas ou secas na forma de compressas, decoto das folhas na forma de loção, na forma de pomada usando-se o suco concentrado.

Fonte: www.ciagri.usp.br