Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Manual do bom Yawô - Fala por si também.

1- Não retrucar a mãe-de-santo. Você por acaso retruca seus avós?
2- Caso tenha algo para falar que não esteja concordando, discretamente peça um minuto da atenção da mãe de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo. Dar um escândalo no meio do barracão não é postura de um filho de santo, e você ainda corre o risco de tomar um fora na frente de todo mundo
3 – Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem para dirigir a palavra a mãe de santo. Detalhe: Só atrapalhar a conversa caso seja EXTREMAMENTE necessário. Deve-se chegar junto à ela, mas não muito, e ficar abaixado esperando que ele pergunte o que deseja. Quando ela perguntar, comece sempre sua frase com “AGÔ”. “Agô, mas blá blá blá…”.
4 – Não é de bom tom, seja no seu barracão ou no barracão do alheio, deve-se sentar na mesma altura que sua mãe de santo. Ela já passou por vários sacrifícios para estar sentado confortavelmente ali. Você ainda está no meio do caminho. Portanto, pra que querer sentar aonde você não alcança?
5 – Yawo e abian não bebe nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu barracão ou no barracão do alheio. Deve-se esperar o bom e velho copinho de plástico ou então a conhecida DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekedi, ogan e zelador.
6 – Yawo e abian não come em prato de vidro ou louça. Apenas em pratinho de plástico ou ághata. Aliás, devemos lembrar que é de boa educação cada filho trazer seu devido pratinho de ághata e sua devida canequinha para seu uso pessoal no barracão.
7- Terminou seu ajeum? Pegue seu pratinho e sua canequinha, vá para cozinha e lave. Não cai a mão e nem coça, sabia? Infelizmente ainda não possuímos uma empregada que possa cuidar da limpeza geral enquanto nós descansamos, porém o trabalho deve ser feito comunitariamente e não escolher um só de empregado da roça, irmandade é isso......
8- Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.
9- Resolveu visitar a mãe de santo? Que maravilha! Ela adorará sua visita, ainda mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do conhecimento de todos, a mãe de santo não é rica e nem tem obrigação de alimentar todo mundo. Madre Teresa de Calcutá já morreu, e definitivamente, ela não vira na cabeça da mãe de santo.
10-Ao chegar ao barracão, o procedimento correto é: a) Tomar seu banho e ir trocar de roupa; d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e pro pai de santo; e) Tomar a benção à TODOS os seus irmãos. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito), você pode ir colocar seu tricô em dia
11-. Você trabalhou feito a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item 5, cadeiras, sendo com ou sem braço, só ebomis, ekedes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe uma variável do APOTI¹, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar, se espichar e até relaxar seus ossos. Ela é sua! Aproveite!
12- Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra, é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você…
13- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas? Pois é, a mãe de santo também não gosta. Portanto, que tal ir comprar um belíssimo tecido de lençol e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.
14- Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muitos bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não matam ninguém. Que tal tentar?
15- E vai rolar a festa! O povo do keto, do jeje, da angola e até da umbanda já mandou convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o barracão, nem o homem dos frangos tão pouco irá dar os bichos e todo o material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?
16- Você acha que só por este local ser uma casa de santo, a CPFL entre outras, irão fornecer água, luz e gás de graça? É claro que não. Portanto, contribua sempre com a sua módica mensalidade, ISSO É PRA TODOS E NÃO SÓ NAS COSTAS DE UM SÓ! CONCIENTIZE-SE!. Economizar um pouco na Skol e no cigarro no final de semana já irá ajudar muito no barracão.
17- O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente, pois você não está no programa da Ana Maria Braga para comer de graça. Se você tem alguma sugestão, leve-a antes ao pai de santo. Espalhar a corrupção sobre a Terra era coisa da novela passada.
18- Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão reuna os irmãos, os envolvidos e mãos à obra.
19- Roda de candomblé, seja em sua casa ou na casa do alheio, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos. Se você quer fuxicar, vá para um botequim.
20- Anágua encardida, só se for depois da festa do candomblé. Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Devem ser brancas como a neve, salve anágua de ráfia ou entretela.
21- Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão. Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório, nem expor melhor roupa, melhor fio melhor isso ou melhor aquilo. No passado Orisá vestia-se com paramentos naturais, ou seja, advindos da natureza, palha, algodão, rafia, mariwo, conchas, sementes etc....tudo a seu tempo nada de plumas e paetês.
22- Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleguinha no meio da semana, no mesmo dia de função do barracão? Então, peça para ele guardar uma garrinha de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.
23- Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua nada de ficar xoxando. Lembre-se, o mundo dá voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.
24- Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Além do mais, comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?
25- Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.
26-Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver a mãe de santo e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.
27- Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e top’s devem ser usados somente pra ir ao baile funk. Roupa preta jamais nem na sua casa e nem na casa dos outros.
28- Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Nunca olhar no rosto da pessoa. Responder somente “sim” ou “não
29- Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não à ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.
30- Nunca se deve fumar na frente da sua mãe de Santo…Principalmente no barracão.
APOT͹: A casa constantemente precisa de apotís. Nos grandes supermercados vendem higiênicos banquinhos de plástico. Coopere com a casa e leve o seu.
31- No barracão o yao não deve dormir em cama.
32- Se esta frio não deixe de levar seu cobertor, em qualquer situação leve sua toalha de banho ou deixe uma no barracão, depois de usá-la estenda..Ninguém tem obrigação de ficar recolhendo roupa de filho de santo que fica jogada pelos cantos. ( pior que ficam mofando)
33- Se você levou, uma roupa emprestada, que usou para lavar.Não esqueça de devolver.
34- Não deixem roupas que emprestaram do barracão jogadas pelo chão, é muito feio. Veja de onde foi tirada e recoloque no lugar assim que se trocar.
35- Vai ter festa que bom… 15 dias antes separe sua roupa engome o que for preciso…Deixe tudo ajeitado.No barracão pode não dar tempo de arrumar, nem de engomar então mãos a obra.
36- Se vc esta no barracão, dormiu lá..Antes de dar bom dia para alguém, vai direto ao banheiro lavar sua boca, para só então dar bom dia para as pessoas.


Manual do Bom Sacerdote - (Babalorisà, Iyàlorisà, Tat'eto, Mam'etu, Doté, Doné e Babalawo).

O Manual fala por si só.

MANUAL DO BOM SACERDOTE

(Babalorisà, Iyàlorisà, Tat'eto, Mam'etu, Doté, Doné e Babalawo).

 1- Em primeiro lugar, entenda que você não é dono de ninguém, muito menos de Òrìsà, apenas aprendeu a cultuá-lo.

2- Seja humilde, a humildade é sinônimo de sabedoria, não queira impor nada, faça-se ser compreendido, isso bastará.

3- Não minta nem omita nada, para prover proveito em benefício próprio.

4- Você não tem mais Òrìsà que ninguém, todos são iguais perante Olódùmarè.

5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, se quiser um trabalhe, e tenha situação para contratá-lo.

6- Não faça reuniões somente para mostrar erros e para pedir ajuda, se utilize da mesma para organizar seu Ile, e nomeie os mais responsáveis para ajudá-lo na administração, independente de cargos ou tempo de santo, você está lidando com pessoas, não com títulos.

7- Não esqueça de sempre reunir os "filhos de santo" para passar conhecimento do que você sabe, de forma objetiva, sem mistérios e segredos desnecessários, lembre-se, a palavra TRADIÇÃO, vem do latin"TRADITIO", significando TRANSMISSÃO, logo transmita-a, o culto aos Òrìsà, é simples, basta ter amor.Como dizia o saudoso Agenor Miranda, “Òrìsà não tem segredo quem os cria são os Homens”.

8- Jamais se envolva com uma filha(o) do Ile, e nem permita esse tipo de conduta na casa, ali não é um local profano e sim sagrado (Templo).

9- Se não sabe, pergunte, ou vá estudar mais, mas não invente, para não pagar mais tarde pela ignorância, lembre-se ninguém sabe tudo, ou lembra de tudo normalmente, se necessário releia seus ensinamentos, ou procure um mais velho.

10- Trate com atenção todos, sem descriminação, não é porque fulano contribui  com 
mais dinheiro que será mais merecedor, apenas tem uma situação que pode ajudar mais, nada mais, não se venda por dinheiro

11- Jamais “despache” qualquer assentamento que tenha sido feito, ali existe uma energia, acerte-o e cultue.

12- Não tenha pressa em completar seu sirè, recolhendo qualquer um que apareça, dê tempo e conheça bem a pessoa que você irá dar seu àse.

13- Não use roupas extravagantes demais, ali não é a Marquês de Sapucaí, aguarde o Carnaval para soltar a franga, plumas e paetês -  caso A tenha.

14- Fale baixo e jamais chame a atenção de alguém em público (para aparecer) por qualquer motivo, reserve um dia para conversar com os seus filhos em particular e separadamente, caso tenha que chamar a atenção, e mesmo assim esclareça que trata-se de educar e não de impor algo.

15- Monte um conselho deliberativo, para julgar algo importante, não tome atitudes sozinho, uma vez criado o Ile, o mesmo passa a pertencer a comunidade que o freqüenta (filhos). É óbvio que você terá sempre o voto de Minerva, mas para isso terá que saber convencer o conselho, caso não concordem com seu voto (saiba se utilizar de argumentos concretos e verdadeiros).

16- Cobre estritamente o necessário pelo seu trabalho sacerdotal, você não é dono de loteamento, para ficar vendendo chão, muito menos estelionatário para não passar as escrituras do que foi vendido.

17- Sempre que possível, reveja e reavalie seus conceitos, lembre-se, o mundo muda, e nossa religião é para se adaptar ao momento em que vivemos.

18- Não se incomode em dar festas, se incomode em ter feito tudo certo sem ter esquecido de nada, lembre-se. Disso dependerá o sucesso ou não daquela pessoa, e o seu também.

19- Não faça adaptações desnecessárias, jamais, é melhor o pouco com fé e fundamento do que o muito sem ela.

20- Aprenda de uma vez por todas, quem tem que aprender é o "filho de santo" não o Òrìsà dele, por favor....

21- A "família de santo" não se restringe somente aos dias de culto, logo, em comemorações particulares (aniversários, churrascos e outras festividades), que não estejam ligadas à religião, se utilize de local apropriado.  "Casa de santo"(Ile) é local de culto a Òrìsà, puro e tão somente.

22- Os cantos (Orin), os Ofo (encantamentos), os Orikis, e as rezas (Gbàdúràs), são de extrema importância no culto, logo certifique-se que todos aprendam a entoá-las, independente de estarem traduzidas ou não, de cargo, de hierarquia.

23- Regras de conduta, horários e responsabilidades, são para serem cumpridas, certifique-se sempre do cumprimento das mesmas por todos da casa começando pelo Sacerdote.

24- Lembre-se, você é apenas um sacerdote de Òrìsà, não tente fazer aquilo que não lhe compete, seja sincero com você mesmo e com o seu semelhante.

25- Lembre-se, conhecimento não dá super poderes a ninguém, saber fazer não significa que você pode mover montanhas, existe sempre a lei do merecimento, entenda que você não é o Deus da história, apenas um escolhido que aprendeu a manipular os pedidos ao mesmo, faça-se por merecer a confiança de Olódùmarè. Existe muito mais entre o Orun e o Ayê e suas OWÓ (mão).

26- Regras são para todos, desde Abyans a Oye, logo, nada dessa de Ogan, subir para tocar sem antes ter tomado banho e cumprimentar os irmãos todos presentes, muito menos, tendo consumido bebidas alcoólicas e trajes que não façam parte da função.Atabaques (Ilu), são Santos (Òrìsà) assentados, não tambores de Escola de Samba, muito menos é para uma reunião de pagodeiros.

27- Função de Ekedji, além de outras, é na hora do sirè dar apoio e servir os Òrìsà presente, tricô, fumar e namorar sentar e não fazer nada, são para fora do Ile.

28- Ser Sacerdote de Òrìsà, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé), caso não as tenha, procure um outro caminho ou profissão e seja feliz.

29- Não siga o exemplo errado de muitos, que aceitavam a idolatria, se achando os donos da verdade, os todos poderosos, como se os Òrìsà, em troca de algumas oferendas estariam a servi-los sem questionar, isso é uma ilusão, você não precisa de idolatria e sim de sabedoria e humildade, só assim os Òrìsà estarão dispostos a lhe ajudar.

30- Finalizando, entenda que um Ile Asè Òrìsà, é um templo, e o dever primordial de seus Sacerdotes, é o de ensinar a cultura de sua religião, direitos e deveres hierárquicos sem mitos, fantasias e principalmente terrorismo ou ameças. Nunca imponha seu cargo ou "tempo de santo", para exigir respeito, faça-se por merecê-lo pelos seus procedimentos como sacerdote.

Aos futuros Sacerdotes, KÍ ÒGÚN ÀTI RÀNLÓWO O FIHÀN ÒNA RE. 
(QUE OGUN TE AJUDE A ENCONTRAR SEU CAMINHO.)