Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sabedoria Oriental


Lenda oriental

Conta uma lenda popular do Oriente que um jovem chegou a beira de um oásis junto a um povoado, aproximou-se de um velho e perguntou-lhe:

“Que tipo de pessoa vive neste lugar?”

“Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem?”, perguntou por sua vez o ancião. “Oh, um grupo de egoístas e malvados.”, replicou o rapaz. “Estou satisfeito de haver saído de lá.”

A isso, o velho replicou: “A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.” No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião, perguntou-lhe:

“Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem?” O rapaz respondeu: “um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.” “O mesmo encontrará por aqui.”, respondeu o ancião.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: “Como é possível dar respostas tão diferentes a mesma pergunta? Ao que o velho respondeu:

“Cada um carrega no seu coração o meio em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares onde passou, não encontrará outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter o controle absoluto.

Momento Informativo 5


Por fim os Encostos que baixam na Igreja, são todas pessoas que perderam sua credibilidade enquanto umbandistas ou candomblecistas, mas querem continuar fingindo que estão com ou são orixás. A diferença é que, na Igreja, o pastor sabe que é palhaçada, mas finge que acredita, puxa o cabelo, agride a pessoa, chama de diabo e finge que libertou a pessoa. Sessão de descarrego da Igreja Universal é um finge que me engana, que eu finjo que acredito. São pessoas incompetentes que necessitam de alguma coisa para justificar seus fracassos e incompetência, e então vão lá para a Universal e Genéricas se auto denominarem tranca rua ou padilha. Palhaçada ou vulgo Eke pra quem me entende!
Espero ter elucidado um pouco a todos necessitados de embasamento.


Asé irè o!
Monatolacy.

Momento Informativo 4

Sobre a IURD e o Candomble e a Umbanda, etc....
É fácil explicar porque a Igreja Universal cresceu tanto:

O seu líder o Pastor Edir Macedo, era umbandista, todos sabem. Ele teve a grande sacação de juntar a Cruz, maior símbolo da Igreja Católica à Rosa Branca, ofertada à Iemanjá. Por duas vezes ao ano cerca de 80% da população brasileira joga rosas para Iemanjá, uma vez no dia 31 de dezembro e outra no dia 2 de fevereiro.
Enquanto a Umbanda foi perdendo força, à medida que o sincretismo foi se enfraquecendo, seus adeptos se converteram ao Candomblé ou ao “Umbandomblé”, e as casas que ofereciam sessões de desenvolvimento e sessões de descarrego de 15 em 15 dias, foram virando terreiros de candomblé, o Edir Macedo se apoderou também desse ritual. Sessão de descarrego é na Umbanda. Mas na IURD tem sessoes especificas de descarrego com dia e hora certa para acontecer e ate uso de ervas.....

Outro fator interessante, é a questão da abertura de uma nova Igreja. Com a expansão dos Shoping Center com 10 ou 15 salas de cinemas, os cinemas de praças perderam força e faliram sendo arrendados pela Igreja com o dinheiro dos seus fiéis, que no dia seguinte inaugurava naquele cinema uma nova filial da IURD. Um terreiro de candomblé não se inaugura de um dia para o outro. Jamais um cinema onde vários namorados se beijaram, se apalparam, e até transaram, viraria um terreiro no dia seguinte. Além, de vários sacudimentos no estabelecimento, há a necessidade de se assentar o chão e tudo o mais que é essencial em uma casa de candomblé, que so quem frequenta sabe e conhece. Nao e para leigos ou atores.
Tem ainda a questão da mídia, a Igreja Universal é dona da Rede Record com toda uma campanha contra Candomblé e a favor da Igreja.


Momento Informativo 3


CANDOMBLÉ=Religião de MATRIZ Africana porem formado e fundado no Brasil.

A população da África ultrapassa os 800 milhões, que por religiões, estão distribuídas assim: 316 milhões são muçulmanos, mais da metade deles nos países árabes do norte do continente, 256 milhões são cristãos, dentre os quais 124 milhões são católicos, aproximadamente 200 milhões seguidores das religiões tradicionais africanas, o restante se reparte entre as chamadas “Igrejas Independentes” ou de origem africana, muitas delas são separadas das igrejas cristãs históricas, e as numerosas seitas fundamentalistas que surgem constantemente, especialmente nas cidades."
A Religião na África é multifacetada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são freqüentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo.
Fonte: http://latinoamericana.org/2003/textos/

Momento Informativo 2


Fluxo e refluxo : A Diáspora Africana (fonte Fundação Pierre Verger)
O Candomblé no Brasil.

Em suas constantes idas e vindas entre a África Ocidental e a Bahia, Verger não deixava de se encantar com as semelhanças entre os povos dos dois lados do Atlântico. Na aparência, jeito de falar e costumes, ele via a comprovação de uma história entrelaçada. O tema o apaixonou tanto, que Verger chegou a exercer um importante papel na renovação desses laços. Aqui e lá, organizou museus, ciceroneou pessoas, transportou mensagens, fez pesquisas. E, para compreender os motivos dessas semelhanças, estudou a fundo o tráfico de escravos e o retorno de muitos deles à África, após a abolição, gerando assim uma de suas principais obras: Fluxo e Refluxo do Tráfico de Escravos entre o Golfo do Benin e a Baía de Todos os Santos dos Séculos XVII a XIX.

A pesquisa começou em 1949, em Ouidah, quando Verger teve acesso a um importante testemunho sobre o tráfico clandestino de escravos para a Bahia: as cartas comerciais de José Francisco do Santos, escritas no século XIX. Aos poucos, ele foi descobrindo que, nos últimos anos do tráfico, os escravizados eram quase exclusivamente os iorubás, que o tabaco era a moeda de troca e a intensidade desse comércio abominável: "Os agentes da escravidão na Bahia tiveram relações estreitas com essa parte da África. Houve anos em que se registraram cerca de cem navios indo e voltando da Baía de Todos os Santos para o Porto de Ouidah".

Foram cerca de vinte anos de pesquisas até o texto ficar pronto. Em 1966, Fluxo e Refluxo foi apresentado na Sorbonne, em Paris, que atribuiu a Verger - um autodidata que foi expulso duas vezes das salas de aula por indisciplina e parou de freqüentar a escola aos 17 anos - o título de Doutor em Estudos Africanos. A tese transformou-se em livro dois anos depois, em 1968, quando saiu a versão francesa. Depois de oito anos, em 1976, foi publicada a versão em inglês. O público brasileiro só pôde conhecer o livro em 1987, mais de vinte anos depois de pronto, quando a Editora Corrupio publicou a versão em português.

Fluxo e Refluxo se tornou um marco. Nas suas 718 páginas, exibe-se um estudo criterioso, que esclarece aspectos até então obscuros sobre a escravidão e suas conseqüências econômicas, sociais e políticas. Verger não economizou esforços: descreveu as relações comerciais, tratou das revoltas e rebeliões de escravos, das formas de emancipação, das condições de vida, da legislação, do retorno à África, da vida dos descendentes de brasileiros e outros pontos. Transcrevendo literalmente muitos dos documentos consultados em arquivos em Londres, Lisboa, Paris, Haia, Bahia, Rio de Janeiro e Lagos, produziu o seu livro mais historiográfico.

"Muitos dos pretos, ao voltarem libertos para a África com costumes brasileiros, fizeram lá uma espécie de Brasil, assim como se formou aqui uma espécie de África", dizia Verger; que considerava importante o reatamento dos laços entre esses povos irmãos. Com Fluxo e Refluxo, vários artigos e outras iniciativas, ele tentou colaborar para essa aproximação. E, de fato, a sua obra promoveu e continuará promovendo muitos avanços nesse campo, pois ela continua sendo uma das mais importantes fontes de informação para brasileiros e africanos, que desejarem conhecer melhor a sua própria história.


Momento Informativo 1


(PRA QUEM NÃO POSSUI INFORMAÇÃO SOBRE O CANDOMBLÉ ANTES DE FALAR OBTENHA O DEVIDO EMBASAMENTO!!)

Orixás : Verger e o Candomblé

"O Candomblé é para mim muito interessante por ser uma religião de exaltação à personalidade das pessoas. Onde se pode ser verdadeiramente como se é, e não o que a sociedade pretende que o cidadão seja. Para pessoas que têm algo a expressar através do inconsciente, o transe é a possibilidade do inconsciente se mostrar". No seu contato com o candomblé - como freqüentador, amigo e iniciado - Verger foi cuidadoso e paciente. Ganhou afeto, proteção, conhecimento e, para honrar a confiança que nele foi depositada, passou o resto da vida registrando lendas, liturgias e procedimentos, em suas fotos e livros, que se tornaram fonte segura de informação para adeptos, pesquisadores e curiosos.

"Só em 1948, dois anos após minha chegada à Bahia e uma longa viagem pelo Recife, Haiti e Guiana Holandesa é que comecei a dar-me conta da importância do Candomblé e do papel que desempenha, dando dignidade à maioria dos habitantes desse lugar, descendentes de africanos". Foi em 1948 também que ele esteve pela primeira vez no Ilê Axé Opô Afonjá, pouco antes de partir para a África, onde teria uma bolsa de estudos para fotografar rituais religiosos. Mãe Senhora se ofereceu para consagrar a sua cabeça a Xangô. Iniciou-se aí a longa amizade de Verger com o povo de santo.

Na África, esteve com descendentes dos antigos soberanos que originaram os mitos; conheceu os locais sagrados, assistiu e participou de rituais. Quando estava na Bahia, continuava o aprendizado: "O interessante é você conviver, fazer as mesmas coisas e participar sem intenção de entender. Participando, a coisa fica completamente diferente. Foi o que aconteceu comigo aqui. Eu convivia no terreiro do Opô Afonjá, fazia as mesmas coisas das pessoas da Casa, sem saber o porquê, nem como. Vivia em comum tomando parte das preocupações, das crenças".

Além do Afonjá, Verger freqüentou muitos outros terreiros, como a Casa Branca, as casas de Joãozinho da Goméia, Joana de Ogum e Catita, onde tinha muitos amigos e, depois de alguns anos, o Aganju, fundado pelo sacerdote e amigo Balbino Daniel de Paula, com a sua ajuda. Até o final da vida, entretanto, Verger se declarava um "francês racionalista" que não tinha "sentimentos religiosos muito fortes", ainda que talvez não fosse tão cético assim. O fato é que a profundidade do seu conhecimento somado à sua vida monástica e temperamento misterioso o tornaram um referencial para pessoas de todos os credos.
(Fundação Pierre Verger)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Regime....


Bom segundo dia do dito cujo.
Me sinto mais murcha pois ontem como foi atribulado passei o dia a shake+sopa+shake então dá uma murchadinha boa, fora o efeito diurético de água e chás.
A Sibutramina não me fez mal. Nada senti, exceto pela secura da boca (o que é bom) mais disposição (pois aumenta o metabolismo) e muito, muito menos fome ( o que é melhor ainda, assim vou fazendo a RA sem dor nem ansiedade).
Continuo com a homeopatia para TPM/estresse/ansiedade o que tem me feito muito bem.
Depois de 15 dias decorrido, retorno a dieta de indução de Atkins assim dá uma acelerada e o corpo não sente muito. Entre todas as dietas que já fiz, apesar de enjoar um pouco, gostei muito da de Atkins pois é a que lhe oferece maior plenitude alimentar, ou seja você não passa fome e come umas coisinhas proíbidas em outras dietas.
Falta começar a dançar/pular em casa...rs.rs.rs.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lakshmi (Laxmi) Gayatri for Spiritual Wealth and Luxuries

Esmaltes

Nossa hoje achei o meu tão sonhado ACQUA da Big, depois de ter comprado o CLOSE da passe nati, o ACQUA da Elke, e mais o CIELO da ELKE e mais uns azulinhos e ainda fiz a misturinha que ensina no UB do Nouvelle Vague, mas enfim achei e comprei!! Bom já ultrapassei os 400 esmaltes, por que comprei outros também lógico e sou uma esmaltólatra enlouquecida.
Se der tiro fotos. Não temno muita paciência/tempo para fotos acho q também não sei focar legal nas unhas mas to feliz com meus esmalteenhos!!!

(As fotinhos (hiperlinks) foram tiradas de outros BLOGs muitos legais. Assim quem não conhecer já aproveita para conhecê-los!!)

Sabedoria Oriental


A Humanidade
Dalai Lama

Perguntaram a Dalai Lama:

“O que mais te surpreende na Humanidade?”

E ele respondeu:

“Os homens…
Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde…
Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro…
E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!”

Emagrecer...




Da primeira foto para a segunda, existem grandes diferenças: 6 anos as separam, mil coisas aconteceram e mil não aconteceram...porém estou muito, muito gorda.
Não posso usar belas roupas, minhas botas de cano alto não entram mais...não tem graça em muita coisa.
Fora o cansaço, as dificuldades entre outros.
Começo hoje mais uma etapa de emagrecimento (já tive outras que deram certo e depois descambei...) mas agora estou no limite, do peso, da idade de tudo.
Estou tomando shake + ração humana (de minha fabricação) pela manhã. Lanche da manhã um chá, iogurte ou uma frutinha e claro 1 comprimido de Sibutramina 10mg, para segurar a ansiedade e produzir efeitos mais ligeiros para estimular/animar. Almoço salada + proteína, lanche da tarde qualquer um dos permissíveis, jantar o mesmo do almoço salada + proteína. Água aos litros!
Falta entrar em uma academia, mas estou rodando que nem peru e não consigo me encaixar/animar com os horários por que tenho que conciliar casa+marido+papagaios+3º faculdade e enfim é uma correria só.
Já li que muita gente emagreceu em casa dançando! (Pelo menos para dar aquele up e se programar melhor e ter mais vontade/coragem/disposição tá valendo). Como acordo cedo mesmo, gravei uns cds de aeróbica, fitness, dancing, axé e vou shake my ass a bit antes de ir para o trabalho.
Vamos ver. Espero postar uma foto bem melhor no final do mes....de outubro é claro!
Bjus.
Paz e Luz!