Pages

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Snujs, Sagat, Zills, Címbalos


Como uma apaixonada pela Cultura Àrabe, Egípcia, bem como a dança, em sua forma original "Raks Sharki" (Dança Oriental ou dança do Oriente), hoje conhecida como "Dança do Ventre" no Brasil, e "Belly Dance" nos EUA, sempre procuro me informar e estudar o assunto.
Embora começando um pouco tarde a praticar esta arte, já me considero totalmente envolvida pela mesma. Até comprei o DVD institucional da Ansuya - Learn finger cymbals, excelente por sinal.!
Um dos instrumentos que me fascinam são os snujs, também chamados de Sagat (árabe) ou Zills (inglês).
O snuj representa o elemento ar, diz-se que este instrumento de percussão, quando tocado, traz vibrações positivas e retira maus fluidos do ambiente, nesta afirmação já posso estabelecer uma conexão religiosa, pois na religião de matriz Africana temos alguns instrumentos que representam o ar utilizados para a mesma função;gosto de traçar paralelos.
O som dos Snujs servia para a invocação da Deusa Bastet, a deusa gata protetora das mulheres que cuidavam de crianças pequenas, e das dançarinas. Seu culto principal dava-se na cidade de Bubast, onde um grande templo, com imagens e múmias de gato em seu louvor. Uma vez por ano, nos Festivais suas sacerdotisas entravam numa barca que descia o rio Nilo e tocavam seus snujs, cantavam, batiam palmas e queimavam incensos.Nas margens, o povo ribeirinho era conclamado a assistir e participar no Festival da Deusa, carregando tochas, enquanto as sacerdotisas chamavam para testemunhar das dádivas da Deusa da Fecundidade, da Dança, da Reprodução, da Música, das Artes...Neste festival, na verdade, todas as Deusas protetoras das mulheres eram reverenciadas, sendo que Hator também era considerada divindade da música e da dança, tendo vários instrumentos musicais a representação desta deusa .No Marrocos, ao invés de dois pares de snujs para tocar o instrumento, utiliza-se um par numa mão e um só na outra.Países como a Grécia, a Turquia e a Índia, apesar de não serem de origem árabe, também ostentam a cultura dos snujs.

Os Snujes – convite à dança. (Por Vitor Abud Hiar)

Os snujes ou Sagat, também possuem uma grande importância na percussão árabe. Sua principal finalidade, além de alegrar e ostentar o ritmo, é o “convite à dança”. O som dos Snujes se consubstancia, como dissemos, emum convite, e penso deve ser utilizado sempre para esse propósito na música. Muitos comparam os Snujes com as Castanholas, porém, não vejo talcomparação com bons olhos justamente pela diferença técnica e sonora que há entre eles. Podemos elencar as principais finalidades dos Snujes na música: 1º - Convite à Dança 2º - Tornar o ritmo alegre e envolvente 3º - Ostentar o ritmo em determinadas frases.
Dança com Snujes:
Assim como o pandeiro, o snuje foi incorporado à dança, só que com maior frequência.
Segundo algumas fontes, era costume, no antigo Egito, algumas bailarinas estalarem os dedos para acompanhar o ritmo da música. Outra corrente diz que eram feitos dos restos de escudos dos soldados e isso trazia boa sorte.
Com o tempo esta prática acabou originando um pequeno instrumento de percussão metálico, colocado nos dedos (como castanholas) chamado de sagat ou snujes.
O snuje pode ser usado tanto pelo músico como pela bailarina, para acompanhar a música.
Sua prática requer grande habilidade e coordenação motora.
Os Snujs (Jorge Sabonji - Khan el Khalili)
Os snujs são címbalos de metal, em número de quatro, que são tocados milenarmente por bailarinas orientais, durante suas apresentações de dança.  Acredita-se que tenham mais de 5.000 anos.  São feitos de latão (bronze).  
Tenha em mente que a grande maioria dos snujs que existem no mercado hoje são aqueles vendidos "para turistas" no Oriente Médio a preços absurdamente baixos.  Não tem utilidade para shows.  Tem som de "latinha".  Mesmo o pequeninos.  O desconhecimento por parte de quem compra, faz com que sejam trazidos e vendidos normalmente no Brasil, por preços geralmente abusivos.  Como não sou partidário de produtos de baixa qualidade, desaconselho a compra. Exija sempre qualidade em tudo o que comprar.  O barato geralmente é descartável.  Veja sempre o acabamento.  Os furos devem ser exatamente no centro.  Você vai identificar pelo som.  Os bons, propagam pelo menos 10 a 12 segundos o "reverb" do agudo.  Evidentemente, depois de um tempo, também perdem o fio (a primeira camada circundante) e necessitam ser substituídos.  Se os snujs tiverem diferenças nas laterais ou furo fora do centro, recuse imediatamente.  Não faça nem uma apologia ou tentativa de filosofar sobre ele. Seria perda de tempo.   
O tamanho ideal para bailarinas, é o médio.  O grande, somente é aconselhável para quem toca para bailarina ou com conjunto/orquestra.  Os pequenos, são bonitinhos, mas inúteis.  Tem som infantil, daquelas canções de ninar.  Não tem nenhum glamour.  E bailarina, precisa ter glamour.
Segundo informações da Casa Árabe, loja em São Paulo de Tony Mouzayek, os snjus profissionais diferem-se dos amadores pelo tamanho (os muito pequenos são infantis e pelos furos: os de dois furos são profissionais e os de um furo  amadores).
O que me levou a toda essa pesquisa, foi a curiosidade entre o snuj profissional e o snuj amador. Os meus foram adquiridos na Casa Estilo Árabe (Tarek Omar e Giselle Bomentre). Bom  o fato é que eu detesto levar gato por lebre, e se compro alguma coisa com uma determinada classificação, então exijo que assim seja.
Muito educadamente, a Giselle Bomentre, proprietária da loja me enviou o esclarecimento que posto abaixo:

Olá Rita
bom dia
os snoujes profissionais são esses

os de iniciantes são esses

e ponto final,são trazidos do Egito e usados lá pelas bailarinas que trabalham,lá agora,
se você quer snujes de músico, que tem 15cm de diâmetro é outra coisa, mas daí não é de bailarina e direito do cliente:caso voce não tenha gostado, pode devolver,porque a procura por esse material é muito grande,  é só trazermos do Egito que acabam logo, agora mesmo não temos mais nenhum, e já tem várias pedindo,para a próxima,
att
Gisele
Evidentemente que existem ainda os mais profissionais do que estes, como os Saroyan Mastercrafts, loja on line pelo preço de U$S 70,00. Muito lindos por sinal.
Fica aí, uma breve pesquisa e minha leiga e humilde contribuição  sobre os címbalos!