Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Manual do Bom Sacerdote - (Babalorisà, Iyàlorisà, Tat'eto, Mam'etu, Doté, Doné e Babalawo).

O Manual fala por si só.

MANUAL DO BOM SACERDOTE

(Babalorisà, Iyàlorisà, Tat'eto, Mam'etu, Doté, Doné e Babalawo).

 1- Em primeiro lugar, entenda que você não é dono de ninguém, muito menos de Òrìsà, apenas aprendeu a cultuá-lo.

2- Seja humilde, a humildade é sinônimo de sabedoria, não queira impor nada, faça-se ser compreendido, isso bastará.

3- Não minta nem omita nada, para prover proveito em benefício próprio.

4- Você não tem mais Òrìsà que ninguém, todos são iguais perante Olódùmarè.

5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, se quiser um trabalhe, e tenha situação para contratá-lo.

6- Não faça reuniões somente para mostrar erros e para pedir ajuda, se utilize da mesma para organizar seu Ile, e nomeie os mais responsáveis para ajudá-lo na administração, independente de cargos ou tempo de santo, você está lidando com pessoas, não com títulos.

7- Não esqueça de sempre reunir os "filhos de santo" para passar conhecimento do que você sabe, de forma objetiva, sem mistérios e segredos desnecessários, lembre-se, a palavra TRADIÇÃO, vem do latin"TRADITIO", significando TRANSMISSÃO, logo transmita-a, o culto aos Òrìsà, é simples, basta ter amor.Como dizia o saudoso Agenor Miranda, “Òrìsà não tem segredo quem os cria são os Homens”.

8- Jamais se envolva com uma filha(o) do Ile, e nem permita esse tipo de conduta na casa, ali não é um local profano e sim sagrado (Templo).

9- Se não sabe, pergunte, ou vá estudar mais, mas não invente, para não pagar mais tarde pela ignorância, lembre-se ninguém sabe tudo, ou lembra de tudo normalmente, se necessário releia seus ensinamentos, ou procure um mais velho.

10- Trate com atenção todos, sem descriminação, não é porque fulano contribui  com 
mais dinheiro que será mais merecedor, apenas tem uma situação que pode ajudar mais, nada mais, não se venda por dinheiro

11- Jamais “despache” qualquer assentamento que tenha sido feito, ali existe uma energia, acerte-o e cultue.

12- Não tenha pressa em completar seu sirè, recolhendo qualquer um que apareça, dê tempo e conheça bem a pessoa que você irá dar seu àse.

13- Não use roupas extravagantes demais, ali não é a Marquês de Sapucaí, aguarde o Carnaval para soltar a franga, plumas e paetês -  caso A tenha.

14- Fale baixo e jamais chame a atenção de alguém em público (para aparecer) por qualquer motivo, reserve um dia para conversar com os seus filhos em particular e separadamente, caso tenha que chamar a atenção, e mesmo assim esclareça que trata-se de educar e não de impor algo.

15- Monte um conselho deliberativo, para julgar algo importante, não tome atitudes sozinho, uma vez criado o Ile, o mesmo passa a pertencer a comunidade que o freqüenta (filhos). É óbvio que você terá sempre o voto de Minerva, mas para isso terá que saber convencer o conselho, caso não concordem com seu voto (saiba se utilizar de argumentos concretos e verdadeiros).

16- Cobre estritamente o necessário pelo seu trabalho sacerdotal, você não é dono de loteamento, para ficar vendendo chão, muito menos estelionatário para não passar as escrituras do que foi vendido.

17- Sempre que possível, reveja e reavalie seus conceitos, lembre-se, o mundo muda, e nossa religião é para se adaptar ao momento em que vivemos.

18- Não se incomode em dar festas, se incomode em ter feito tudo certo sem ter esquecido de nada, lembre-se. Disso dependerá o sucesso ou não daquela pessoa, e o seu também.

19- Não faça adaptações desnecessárias, jamais, é melhor o pouco com fé e fundamento do que o muito sem ela.

20- Aprenda de uma vez por todas, quem tem que aprender é o "filho de santo" não o Òrìsà dele, por favor....

21- A "família de santo" não se restringe somente aos dias de culto, logo, em comemorações particulares (aniversários, churrascos e outras festividades), que não estejam ligadas à religião, se utilize de local apropriado.  "Casa de santo"(Ile) é local de culto a Òrìsà, puro e tão somente.

22- Os cantos (Orin), os Ofo (encantamentos), os Orikis, e as rezas (Gbàdúràs), são de extrema importância no culto, logo certifique-se que todos aprendam a entoá-las, independente de estarem traduzidas ou não, de cargo, de hierarquia.

23- Regras de conduta, horários e responsabilidades, são para serem cumpridas, certifique-se sempre do cumprimento das mesmas por todos da casa começando pelo Sacerdote.

24- Lembre-se, você é apenas um sacerdote de Òrìsà, não tente fazer aquilo que não lhe compete, seja sincero com você mesmo e com o seu semelhante.

25- Lembre-se, conhecimento não dá super poderes a ninguém, saber fazer não significa que você pode mover montanhas, existe sempre a lei do merecimento, entenda que você não é o Deus da história, apenas um escolhido que aprendeu a manipular os pedidos ao mesmo, faça-se por merecer a confiança de Olódùmarè. Existe muito mais entre o Orun e o Ayê e suas OWÓ (mão).

26- Regras são para todos, desde Abyans a Oye, logo, nada dessa de Ogan, subir para tocar sem antes ter tomado banho e cumprimentar os irmãos todos presentes, muito menos, tendo consumido bebidas alcoólicas e trajes que não façam parte da função.Atabaques (Ilu), são Santos (Òrìsà) assentados, não tambores de Escola de Samba, muito menos é para uma reunião de pagodeiros.

27- Função de Ekedji, além de outras, é na hora do sirè dar apoio e servir os Òrìsà presente, tricô, fumar e namorar sentar e não fazer nada, são para fora do Ile.

28- Ser Sacerdote de Òrìsà, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé), caso não as tenha, procure um outro caminho ou profissão e seja feliz.

29- Não siga o exemplo errado de muitos, que aceitavam a idolatria, se achando os donos da verdade, os todos poderosos, como se os Òrìsà, em troca de algumas oferendas estariam a servi-los sem questionar, isso é uma ilusão, você não precisa de idolatria e sim de sabedoria e humildade, só assim os Òrìsà estarão dispostos a lhe ajudar.

30- Finalizando, entenda que um Ile Asè Òrìsà, é um templo, e o dever primordial de seus Sacerdotes, é o de ensinar a cultura de sua religião, direitos e deveres hierárquicos sem mitos, fantasias e principalmente terrorismo ou ameças. Nunca imponha seu cargo ou "tempo de santo", para exigir respeito, faça-se por merecê-lo pelos seus procedimentos como sacerdote.

Aos futuros Sacerdotes, KÍ ÒGÚN ÀTI RÀNLÓWO O FIHÀN ÒNA RE. 
(QUE OGUN TE AJUDE A ENCONTRAR SEU CAMINHO.)

0 comentários: