Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Momento Informativo 4

Sobre a IURD e o Candomble e a Umbanda, etc....
É fácil explicar porque a Igreja Universal cresceu tanto:

O seu líder o Pastor Edir Macedo, era umbandista, todos sabem. Ele teve a grande sacação de juntar a Cruz, maior símbolo da Igreja Católica à Rosa Branca, ofertada à Iemanjá. Por duas vezes ao ano cerca de 80% da população brasileira joga rosas para Iemanjá, uma vez no dia 31 de dezembro e outra no dia 2 de fevereiro.
Enquanto a Umbanda foi perdendo força, à medida que o sincretismo foi se enfraquecendo, seus adeptos se converteram ao Candomblé ou ao “Umbandomblé”, e as casas que ofereciam sessões de desenvolvimento e sessões de descarrego de 15 em 15 dias, foram virando terreiros de candomblé, o Edir Macedo se apoderou também desse ritual. Sessão de descarrego é na Umbanda. Mas na IURD tem sessoes especificas de descarrego com dia e hora certa para acontecer e ate uso de ervas.....

Outro fator interessante, é a questão da abertura de uma nova Igreja. Com a expansão dos Shoping Center com 10 ou 15 salas de cinemas, os cinemas de praças perderam força e faliram sendo arrendados pela Igreja com o dinheiro dos seus fiéis, que no dia seguinte inaugurava naquele cinema uma nova filial da IURD. Um terreiro de candomblé não se inaugura de um dia para o outro. Jamais um cinema onde vários namorados se beijaram, se apalparam, e até transaram, viraria um terreiro no dia seguinte. Além, de vários sacudimentos no estabelecimento, há a necessidade de se assentar o chão e tudo o mais que é essencial em uma casa de candomblé, que so quem frequenta sabe e conhece. Nao e para leigos ou atores.
Tem ainda a questão da mídia, a Igreja Universal é dona da Rede Record com toda uma campanha contra Candomblé e a favor da Igreja.


0 comentários: