Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010


Perdão, Hipocrisia etc...

Muito se fala em perdão, em dar a outra face e etc.

Porém a prática é muito difícil, dependendo do que se trata.

Estudando Alta Magia, deparei-me com a máxima “Perdoai vossos inimigos, mas vencei-os antes!”.

Fiquei tentando entender um pouco disto. Comparei com leituras espíritas cristãs que fiz sobre o livre arbítrio, leis de causa e efeito, lei de carma e darma etc.

Concluí que é muito difícil perdoar algumas coisas “de graça”. É muito fácil religiões pregarem o “dar a outra face”, mas a verdade é que lá no fundo de nós, deep inside, remoemos. Portanto se lembramos dos erros da noite passada no café da manhã, é sinal de que não perdoamos.

O ato de perdoar incondicionalmente acredito ser uma das virtudes mais difíceis, pelo menos para nós mortais que vivemos na atualidade e no aqui e agora. Para o Dalai lama, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Monges Beneditinos do Convento de Sila, Monges Budistas, Hare Krishnas, Yogues entre outros....deve ser fácil, pois não possuem envolvimento direto com o mundo mundano, e outrossim, alguns desprovidos de desejos pessoais e vontades vieram apenas para doar-se a outros seres humanos, abençoados sejam estes seres de luz.

Chego à consideração que ao exercer a máxima da Alta Magia, “Perdoai vossos inimigos, mas vencei-os antes!”, então não estou quebrando Leis Universais de Benevolência, e sim estou fazendo parte direta do livre-arbítrio, da causa e efeito, ação e reação, por que se alguém pisa no seu pé e não se desculpa (é apenas uma metáfora) naturalmente corre o risco de levar uma pisada também, se você põe a mão num vespeiro certamente será picado. Então se alguém te fere profundamente corre o risco de sofrer por essa ação. E penso termos a obrigação de alguma forma a ensinar e não permitir a impunidade, seja pela mudança de comportamento, seja pelo fato de declararmos para nós mesmos que não daremos uma segunda chance para este tipo de coisa acontecer conosco, seja uma forma de ensinamento ao semelhante de que “não é assim que se age!”

Desta forma o ideal é não alimentar a sede de vingança, nem ficar o tempo todo pensando nisto (difícil), até por que ao tentar esquecer, ao deixar para trás, automaticamente você se livra de um peso, e desta forma vencerá seus inimigos através do Astral do Universo que se encarrega de tudo, desta forma perdoando-o consecutivamente.

Livre-se do peso, mas entregue para o Astral antes, que se encarrega de tudo. Não seja hipócrita em dizer “Ah já perdoei se no fundo ainda alimentar mágoas”. Mágoas dão rugas e tiram nosso brilho de viver. Ensine e “não abafe o caso” demonstre, enfim há muitas maneiras saudáveis de perdoar os inimigos, e é claro este texto refere-se a ações graves e não bobagens cotidianas.

0 comentários: