Pages

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Rituais

Ritual
O Ritual de uma casa de Ketu, é diferente das casas de outras nações, a diferença está no idioma, no toque dos Ilus (atabaque no Ketu), nas cantigas, nas cores usadas pelos Orixás, os rituais mais importantes são: Padê, Sacrifício, Oferenda, Sassayin, Iniciação,Axexê, Olubajé, Águas de Oxalá, Ipeté de Oxum,...
A língua sagrada utilizada em rituais do Ketu é derivada da língua Yoruba ou Nagô. O povo de Ketu procura manter-se fiel aos ensinamentos das africanas que fundaram as primeiras casas, reproduzem os rituais, rezas, lendas, cantigas, comidas, festas, e esses ensinamentos são passados oralmente até hoje.

Hierarquia
As posições principais do Ketu (são chamados de cargo ou posto, em yoruba Olóyès , Ogãns e Àjòiès), em termos de autoridade, são:
O cargo de autoridade máxima dentro de uma casa de candomblé é o de Iyálorixá (mãe-de-santo) ou Babalorixá (pai-de-santo). São pessoas escolhidas pelos Orixás para ocupar esse posto. São sacerdotes, que após muitos anos de estudo adquiriram o conhecimento para tal função. Quando a pessoa escolhida através do jogo de búzios ainda não está preparada para assumir o posto, terá que ser assistida por todos Egbomis (meu irmão mais velho) da casa para obter o conhecimento necessário.
1.            Iyalorixá ou Babalorixá: A palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
2.            Iyakekerê (mulher): mãe pequena, segunda sacerdotisa.
3.            Babakekerê (homem): pai pequeno, segundo sacerdote.
4.            Iyalaxé (mulher): cuida dos objetos rituais.
5.            Ojubonã ou Agibonã: mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação
6.            Egbomis: são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: egbon mi, "meu irmão mais velho").
7.            Iyabassê: mulher responsável pela preparação das comidas-de-santo
8.            Iaô: filha-de-santo que já entra em transe.
9.            Abiã ou abian: novato.
10.         Axogun: responsável pelo sacrifício dos animais (não entra em transe).
11.         Alagbê: responsável pelos atabaques e pelos toques (não entra em transe).
12.         Ogãs ou Ogans: tocadores de atabaques (não entram em transe).
13.         Ajoiê ou ekedi: camareira do Orixá (não entra em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo". "Ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.

0 comentários: