Pages

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

TEMPERANÇA XIV


História e Iconografia:






A mulher que derrama líquido é uma alegoria muito comum durante a Idade Média para representar avirtude da temperança: supunha-se quemisturava água no vinho para diminuir os seus efeitos. Curiosamente, a mesma imagem serviu durante os primeiros séculos do cristianismo para ilustrar o contrário: o milagre das bodas de Canaã, onde a mulher – por ordem de Jesus – vira a água que vai se transformar em vinho.


Com outros significados pode ser encontrada nos versos de Horácio: “O cântaro reterá por longo tempo o perfume que o encheu pela primeira vez”.


Mistura de anjo e mulher, A Temperança evocou sempre, para os investigadores do Tarô, o mito dohermafrodita. Tema recorrente e vastíssimo, por um de seus aspectos – que é o que aqui interessa – a androginia tem sido considerada desde tempos antigos como premonição feliz. Isto faz da Temperança uma carta amável, do ponto de vista adivinhatório, cuja presença alivia a densidade do oráculo.


Arcano de reunião, e portanto de equilíbrio – aconiunctio oppositorum, em sua fase anterior à bissexualidade – onde o derramar do líquido já foi interpretado como metáfora das transformações: apassagem do espiritual ao físico, do sentimento à razão.


Do ponto de vista astrológico está em paralelo com as representações aquarianas, que por sua vez guardam correspondência com o simbolismo deIndra, divindade hindu da purificação.


MENSAGEM:


Necessidade de se equilibrar o uso da razão e da emoção nas questões capitais ou de relevância mais acentuada.


Paz e Luz!!!


Fontes: diversas, clube do tarot, Cigana Maria Rosa.

2 comentários:

Marcelo Bueno disse...

Parabéns minha amada, por todo o seu estudo e pesquisa profunda que fazem de você uma pessoa diferenciada e principalmente preparada para este tipo de prestação de serviço espiritual e orientação.
Continuo seu fã número 1 e principalmente seu principal publicitário, pois, como sabe sou exigente e gosto de “coisas” com conteúdo e condução por meio de sabedoria.
Beijos do Amô.

Betty Gaeta disse...

Oi Rita,
Adorei saber o significado desta carta. Não fazia ideia.
Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com