Pages

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O profissional do futuro


Depois da Geração Y, vem a Z. E é com ela que as empresas terão de trabalhar daqui a pouco. Para entender quem são e o que deve mudar no cenário corporativo, VOCÊ RH conversou com Eduardo Shinyashiki.

As empresas e seus departamentos de RH ainda estão aprendendo a lidar com os profissionais da Geração Y, definição dada aos nascidos a partir de 1978. Mas o tempo não espera e logo a chamada Geração Z, nascidos a partir 1995, entrará no mercado de trabalho por meio dos programas de estágio. Para saber o que as empresas devem esperar desses futuros profissionais, conversamos com Eduardo Shinyashiki, consultor, palestrante e autor do livro “Viva Como Você quer Viver”. 

Quais são as características gerais mais marcantes na chamada Geração Z? 
As crianças da Geração Z são extremamente integradas à tecnologia, vivem em um tempo muito fragmentado pelas várias atividades que realizam ao mesmo tempo. Não é surpreendente para os pais encontrarem seus filhos assistindo TV, ouvindo música e navegando na internet ao mesmo tempo. Eles também utilizam muitas ferramentas de comunicação, desde celulares até comunicadores instantâneos, como o MSN, passando por redes sociais como o Orkut.

Quais serão, em sua opinião, as características profissionais que essa Geração trará? 
Os profissionais da geração Z entrarão no mercado de trabalho em busca de um mundo conectado ao digital, aberto ao diálogo e a novas opiniões, mais veloz do que o atual e, também, mais global.

As empresas estão preparadas para receberem esses futuros profissionais? No que elas precisam mudar, se adaptar? 
Ou as empresas começam a se adaptar antes da chegada desses jovens, ou ocorrerá um conflito de gerações que, na minha visão pessoal, acabará resultando na vitória da Geração Z. A adaptação ocorrerá, principalmente, pela integração da companhia as novas tecnologias.

Em sua opinião, qual o impacto que a Geração Z trará para dentro das organizações e para os negócios? 
As hierarquias rígidas de algumas empresas serão afetadas pela comunicação direta da Geração Z, que não verá problema nenhum em falar com um superior de forma informal para os padrões atuais. As negociações e atividades em geral acontecerão com maior rapidez, facilitadas pelos meios de comunicação, a internet e a velocidade dos profissionais Z.

Quais serão as principais características profissionais, convergentes e divergentes, que a Geração Z terá em comparação com a Geração Y? 
Acredito que algumas das características profissionais convergentes entre a Geração Y e a Geração Z deverá ser a facilidade de lidar com a tecnologia e estar à vontade com o mundo multimídia e também a necessidade de aprimorar a capacidade de comunicação interpessoal, pois poderão ter dificuldades no contato pessoal, com grupos e plateias, por exemplo. As duas gerações têm acesso às informações em tempo real, provenientes do mundo inteiro e com diferentes pontos de vistas, por isso, questionarão mais as notícias e o conteúdo da informação. O que pode ser divergente, e eu digo pode ser, pois a Geração Z se desenvolve e cresce enquanto falamos e o contexto atual ainda pode influenciar e modificar essas crianças, é que a Geração Y, no geral, tem mais capacidade de foco do que a geração Z. A tendência é que a Geração Y valorize mais do que a Z os estudos e tenha mais vontade de criar uma carreira de sucesso. Mesmo considerando o sucesso, não como o sacrifício a qualquer custo, mas a defesa e tutela dos próprios valores, sonhos e aspirações.

Quais os pontos que as empresas deverão se atentar para evitar conflitos? Seja com outros profissionais ou com o modelo de trabalho vigente. 
Um dos desafios para as empresas será recrutar, motivar e reter os talentos da Geração Z. Na projeção futura, eles serão, no geral, jovens não sensíveis a promessas de longo prazo ou de emprego seguro. Outro ponto é considerar que para essa nova geração, os valores da empresa farão sentido se forem claros e coerentes com suas próprias aspirações. Eles terão um forte senso de ética, valores humanos, atenção aos problemas sociais e ao meio ambiente.


Colaboração: Marcelo Bueno

2 comentários:

Pri disse...

Oii!

Super interessante esse post!!


Estou passando para dizer que adoro seu blog, e ficaria honrada se visitasse o meu!
Está no ar um HIPER SORTEIO com dez prêmios!!
Tenho certeza que irá gostar!!

Aguardo vc por lá, hein?! Hehe

Beijinhos
Pri
@prikuwer
http://sbpri.blogspot.com/

Adriane Vieira disse...

Seguindo aqui!
BeijosdaAnne *-*

http://oolharverdadeiro.blogspot.com/